Queira sempre o melhor para seus clientes, mesmo que não ganhe dinheiro com isso

5 dicas para manter um bom relacionamento com o cliente

Saiba ouvir seu cliente

Saiba ouvir seu cliente

Seu cliente precisa ouvir todas as soluções que você pode sugerir para resolver os problemas dele, porém é muito importante você saber escutar todas as informações que o cliente pode lhe passar. Saiba como funciona o negócio do cliente, se preocupe com os resultados da empresa de seu cliente. Tenha como foco saber tudo o que seus clientes necessitam até mesmo para criar soluções para estes problemas. Lembre-se que quase todos os problemas possuem soluções simples e normalmente podem gerar lucro :)

Dê ainda mais atenção para clientes antigos

Dê mais atenção aos seus clientes

Muitas empresas investem todos os seus esforços em adquirir novos clientes e acabam se esquecendo de manter o relacionamento com clientes que já trabalham. Não esqueça que senão fossem os clientes atuais, sua empresa não existiria… quem acreditou no seu trabalho desde o início foi o cliente mais antigo. Portanto, clientes antigos merecem mais atenção ainda!

Queira sempre o melhor para seu cliente, mesmo que você não ganhe dinheiro com isso

Queira sempre o melhor para seus clientes, mesmo que não ganhe dinheiro com isso

Já ouvi a seguinte frase de um concorrente: “Ah, só passo serviços bons para meus clientes quando sei que posso cobrar bastante!”. Sem comentários para a frase, pois não há explicações. Se seu cliente estiver “felizão” com os seus trabalhos, com certeza ele associará seu nome com a sensação e você terá um cliente praticamente fixo, pois fará maior parte dos serviços com você.

Tenha um canal de comunicação exclusivo com seus clientes

Se você sempre se comunica pelo skype com seus clientes, não adianta você querer atender todos os clientes pelo Skype, pois mesmo nos dias de hoje, é possível encontrar pessoas que ainda não possuem as ferramentas mais “avançadas” da internet.

Saiba segmentar seu atendimento… se seu cliente utiliza o telefone como método de comunicação principal, não fique enviando emails e reclamando que ele não te responde. Cada cliente possui um mecanismo de comunicação principal, e você deve detectar a melhor forma de chegar até seu cliente e manter a comunicação mais direta.

A área de atendimento de sua empresa deve ser padronizada… não crie scripts, pois isso não é padronizar! Isso é engessar!

Crie um guia com o que não deve ser feito. Por exemplo, o atendente não deve dizer que o sistema “deu pau” ou “deu problema”. Pode não parecer, mas as palavras fazem uma diferença muito grande para um cliente.

Não seja agressivo

Não seja agressivo com seus clientes

É comum algumas pessoas não terem paciência para explicar coisas que são “relativamente” simples para elas. Não aumente o tom de voz com o cliente em hipótese alguma… lembre-se que ele mantém sua empresa funcionando. Não seja sarcástico em e-mails ou conversas, pois provavelmente haverá um mal-entendido. O cliente tem quase sempre a razão, porém nada te dá o direito de jogar isso na cara dele ou simplesmente entrar em conflito com ele.

Esperamos que estas 5 dicas ajudem você e sua empresa a manter um bom relacionamento com seus clientes.

 

A solução web que você e sua empresa procuram!

This site is protected with Urban Giraffe's plugin 'HTML Purified' and Edward Z. Yang's Powered by HTML Purifier. 3949 items have been purified.