Open source projects

Por que contribuir com projetos open-source?

O que é um projeto open source?

Projetos de Open Source são aqueles com a finalidade de criar e manter softwares que incluem o código fonte para seus usuários. Dependendo da licença usada, ao baixar e instalar um desses softwares, o usuário ganha o direito de usá-lo para qualquer fim, modificá-lo e redistribui-lo.

Ter o código fonte aberto significa que as pessoas podem estudá-lo e muitas vezes incrementá-lo com algo que o software poderia ou deveria fazer. Com isso, muitos usuários acabam incrementando o software com funcionalidades extras ou até aplicando consertos de bugs que possam ocorrer.

Stallman talk - Open source

Por que devo contribuir?

Essa é uma pergunta fácil de responder. É muito simples, quando você interage com outros desenvolvedores e trabalha no mesmo problema que eles, você aprende muito e ajuda o projeto a evoluir. A interação com outros desenvolvedores abre inúmeras portas para você trabalhar em projetos paralelos, trocar de emprego e criar amizades.

Diversos softwares que hoje todos nós utilizamos surgiram de projetos open source. Confira a lista abaixo:

  • Apache
  • Eclipse
  • Mozilla Firefox
  • Gimp
  • InkScape
  • Audacity
  • Filezilla
  • 7-zip
  • e outros

 

Mas eu não tenho tempo para fazer contribuições!

Lembre-se: O dia tem 24h para todos!  Se uma pessoa tem tempo para contribuir, você também terá… basta querer!

Li em um blog uma observação bem interessante quanto ao processo de contratação de programadores e designers. A maioria dos designers nem utilizam currículo como fonte de informações para o empregador. O que realmente importa é seu portfólio com trabalhos realizados e características. Já alguns programadores ainda fazer parte do processo antigo em que o currículo era a maior fonte de informações sobre o candidato a uma vaga. Hoje o perfil no Github ou outro hosting é um fator extremamente relevante para a contratação de um colaborador.

Como faço para contribuir?

É muito simples… recomendo utilizar o Github para pesquisar projetos que sejam do seu interesse aí basta você dar um Fork (isso mesmo, garfar) o código do commiter, fazer suas alterações e depois dar um pull request para que as alterações sejam implementadas.

Um projeto open source é basicamente o treinamento que você precisa para aprimorar suas técnicas, já que na maioria das empresas não há o espaço para treinamento em equipe (Dojos).

E aí, já fez sua contribuição hoje?

Tutorial do Git e Github - http://codexico.com.br/blog/linux/tutorial-simples-como-usar-o-git-e-o-github/

CodePlex - http://www.codeplex.com/

Google Code Hosting - http://code.google.com/hosting/

Heroku – http://www.heroku.com

A solução web que você e sua empresa procuram!

This site is protected with Urban Giraffe's plugin 'HTML Purified' and Edward Z. Yang's Powered by HTML Purifier. 3892 items have been purified.